Perfect Little Dream

My dreams they keep a hold of me My guide when I can't see

segunda-feira, junho 11, 2007

 

"Estranha Forma de Vida"

Essa terceira angústia era muito simples e,ao mesmo tempo, muito trágica:o meu pai começara a suspeitar de que não éramos imortais, e isso tirava-lhe de noite o sono e de dia o ânimo para medir ladrilhos, vivendo na angústia permanente de saber-se mortal, e vendo desmoronar-se como um castelo de cartas a sua crença na existência de Deus, conforme um dia, à sua maneira, me fez saber.
- O céu não existe - disse-me de repente, agachado com a sua fita métrica à entrada de uma luxuosa mansão daquele bairro, o Bonanova, ao norte de Barcelona.
- Como sabes? -perguntei-lhe.
- O teu pai anda a ler Unamuno, um grande pensador espanhol que viveu angustiado desde o momento em que descobriu o que eu acabo de constatar:o céu não existe. Daqui de baixo o teu pai vê perfeitamente, vê que o céu é mentira e também vê que é tudo uma merda.
(...)
- Mas gostaria - prosseguiu o meu pai - que guardasses segredo , que não dissesses nada à tua mãe.Ela merece continuar a ser feliz,não lhe desejo de maneira nenhuma um ar infeliz.
- Não lhe vou dizer nada.
Por um momento,senti-me muito orgulhoso de ser o cúmplice do meu pai.
- Há coisas - disse ele - que as crianças, tal como os homens, devem saber calar. Lembra-te do que acaba de dizer o teu pai para quando fores adulto não teres... - ficou a pensar no final da frase e acabou por se repetir, via-se que gostava da expressão - ...um ar infeliz.


'Estranha Forma de Vida'
Enrique Vila-Matas

Etiquetas:


Comentários:
ena!!! e já serviu para acordar o blog adormecido!!! :DDDDD
 
É verdade, isto por vezes emperra,mas depois....vai.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Há cada coincidência.... Hoje, umas horas antes de pensar sequer vir aqui, alguem comentou a inevitabilidade de se ler Vila-Matas. Eis mais um empurrãozinho.
 
Cuidado Titi,porque a dona Dolphina não costuma dar empurrãozinhos,mas sim grandes empurrões...:0)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

maio 2006   junho 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   setembro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   abril 2008   maio 2008   junho 2008   julho 2008   setembro 2008   dezembro 2008   janeiro 2009   fevereiro 2009   março 2009  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]